Horizonte de Eventos – T01E04

“Buraco Negro”

ATENÇÃO! Esse conteúdo é feito de maneira amadora, por gente totalmente despreparada e desinteressada em apresentar entretenimento de qualidade. O equipamento é precário, a conexão é instável, o microfone é estourado, o áudio é cheio de ruídos, a trilha sonora é roubada e repetitiva e o vídeo sequer passa pelo mínimo de edição. As pessoas falam palavrão o tempo todo, têm cacoetes na fala, gaguejam, têm sotaque carregado e por vezes estão dormindo, fungando ou mastigando algo.

Horizonte de Eventos (T01E04) “Buraco Negro”
Capítulos

00:00 Testando o equipamento
00:16 Recapitulação
04:17 Retomando o fôlego e reequipando-se
11:35 Explorando as imediações
16:01 Caminhada extenuante
25:30 Flashback no laboratório
34:37 A Idari e o Monastério Pradulex
46:46 A comitiva do senador
1:02:47 Partida de Idari
1:09:11 Pausa
1:15:18 O Culto do Devorador
1:24:32 Despedidas
1:28:49 Viagem para Verces
1:33:28 Jogando Saerlucc
1:43:55 Nave vercita destroçada
1:48:37 Ponto sensível
1:51:52 Sonho inquieto
1:54:17 Chegada em Verces
2:09:21 Visagem
2:13:51 Mensageira das corporações
2:23:13 I have a bad feeling about this
2:32:16 Buraco Negro
2:37:30 Despedidas

Sinopse

Tendo sobrevivido à explosão que soterrou os vestígios do desastre do qual escaparam por pura sorte, o kasatha Ushan Nubis e o vesk Vezzes Zark fazem seu caminho nas imensidões áridas de Akiton. A exaustão, contudo, força-os a procurar abrigo e, enquanto descansam, eles têm a oportunidade perfeita para pôr a limpo alguns mistérios do seu passado: é o kasatha um solariano ou não?

Então Ushan revela como chegou àquela situação de prisioneiro. Ele era um solariano em treinamento com uma rara manifestação, a do buraco negro, e que tornou-se guarda-costa de um senador quase que por acaso. Integrando sua comitiva, o jovem solariano, que também estava iniciando sua Têmpera, a jornada-ritualística de todo kasatha, viajou para o planeta Verces, onde o senador tinha encontro marcado com representantes de megacorporações. Já no caminho, os guarda-costas perceberam a ameaça de conspiradores e cultistas da destruição, mas ninguém imaginava que seria pelas mãos do próprio Ushan que o político seria assassinado.

Comentários
  • Computador portátil: Esta indistinta peça é um dos melhores exemplos de elementos colocados de forma despretensiosa na história, mas que terá importância decisiva mais a frente. Lembro-me de acrescentar esse item ao espólio do zumbi como forma de contextualizar o próprio monstro, pois ele continha a gravação com a última mensagem de seu portador antes de tornar-se um morto-vivo. À princípio, eu havia pensado em algo como o acessório do protagonista de Batman: Arkham Origins, mas, no final, larguei mão de problematizar demais e apenas taquei o danado ali (eu não sabia –e ainda não sei– direito como lidar com computadores em Starfinder). Nem imaginava que outras gravações dramáticas e segredos tensos seriam visualizados naquela mesma telinha. A dica aqui é: anotem, gente! Anotem tudo, inclusive as pequenas coisas. Depois de um tempo, releiam essas anotações. É surpreendente as boas ideias que surgem durante tais revisitações, além de, é claro, passar uma forte sensação de continuidade e significância ao jogo.
Computador de Braço (Item Tecnológico, nível 2, volume -, custo 90)
Esses computadores utilitários são versões portáteis e protegidas contra impactos dos mais básicos datapads. Eles geralmente são feitos para ser acoplados com firmeza no antebraço do usuário e é muito popular em trajes de salto. Sua bateria auto-carregável pode durar até 1 semana, mas ele carece de uma grande capacidade de armazenagem (embora sua conectividade a uma rede de dados sem fio e acesso a nuvem podem tornar esse um problema menor).
O computador de braço tem CD 17 para ser hackeado, dureza 17, 7 PV e +10 de modificador em jogadas de salvamento. Ele é considerado um computador de ranque 1, com módulos rígido, de auto-carregamento e miniaturização x2.
Computador de Braço
Monastério Pradulex: Foram os kasathas que originalmente trouxeram a filosofia do Ciclo para os Mundos do Pacto e, desde então, muitos da espécie são solarianos. O Monastério Pradulex, localizado num morro nas fronteiras do setor de Gesilad, treina muitos solarianos com foco no Ciclo em concordância com tradições ancestrais dos kasathas. Depois de muitos anos de estudo e meditação, solarianos que completam sua educação em Pradulex são alguns dos guerreiros mais contemplativos e disciplinados nos Mundos do Pacto.
Pact Worlds, página 75
  • Kasathas Solarianos: A ideia original do Ushan Nubis era ser literalmente um Jedi, mas como era requisito do jogo que os personagens fossem criminosos condenados, Cássio, o jogador, decidiu por um tipo guarda-costa que causou (involuntariamente) a morte de quem deveria proteger. Para o azar do personagem, esse alguém também era uma pessoa muito importante: um senador da Idari. Tal incidente, aliado à manifestação irada do buraco negro, fizeram-me na mesma hora pensar num Anakin Skywalker falsiê: muito poder e nenhuma propensão à maldade. O próprio relacionamento do Ushan com sua mestra é feito para refletir o de Anakin com Obi-Wan caso este último fosse menos sábio e paciente, e o outro fosse desastrado e ingênuo. E se Anakin não quisesse ser o Escolhido ou se ser o Escolhido fosse visto com maus olhos?
    (Observação: Sou particularmente orgulhoso do costume da mão que se estende para o aperto falar muito das intenções do interlocutor; foi algo que me ocorreu na hora, mas que faz muito sentido para uma espécie com vários braços à disposição)
MESTRE SOLARIANO DE PRADULEX ND 10 (9.600 XP)
Kasatha Solariano 10
ON, humanóide (kasatha) Médio
Iniciativa +5, Sentidos Percepção +19
CAE 23, CAC 25 PV 165, PD 5
Fortitude +12, Reflexos +10, Vontade +11
Habilidades Defensivas Dança de Batalha Kasatha, Defletir Projéteis (Cinético), Fornalha da Alma
Velocidade 9 m, Passo do Deserto
Corpo-a-corpo arma de luz com cristal de z-bóson pequeno +22 (2d10+18 cort ou perf/empurrar 3 m)
À distância pistola semi-automática elite +19 (18 m/3d6+10 perf)
Habilidades Ofensivas Buraco Negro, Estrela Miniatura, Golpes Lampejantes, Supernova
For +8, Des +5, Con +1, Int +1, Sab +2, Car +3
Perícias Acrobatismo +24, Atletismo +24, Cultura +19, Diplomacia +19, Misticismo +19, Percepção +19, Profissão (sábio) +24
Talentos Dança de Batalha Kasatha, Defletir Projéteis
Outras Habilidades Alinhamento Estelar, Manifestação Estelar (arma de luz), Quatro Braços, Revelação Estelar (Sentido Astrológico)
Pertences cristal z-bóson pequeno, pistola semi-automática elite, pele de carbono branco
Kissa Zo-ura
  • Têmpora: É TÊMPERA, desgraça!
  • Saerlucc: A parte da jogatina de Saerlucc é um momento do qual tenho particular vergonha, porque ele é um exemplo perfeito de fracasso retumbante num rpg: uma inserção desnecessária e incompetente de um mini-jogo dentro do jogo que se resumiu a umas meras jogadas de dado sem sentido (não acrescentaram em nada na história ou aos personagens) e sem consequências reais no jogo (os personagens não levaram/perderam dinheiro de fato), depois de um hiato vexaminoso para buscar regras de apostas no antigo sistema do Star Wars Saga. Não foi fluido, nem foi descontraído, não incrementou a narrativa, tampouco preencheu um vazio (“Ma”, em japonês), como tão bem faz o Hayao Miyazaki em suas animações. E para não ficar na derrota total, apresento uma solução do próprio sistema, retirada do suplemento Armory.
Jogo de Estratégia, Básico (Item Tecnológico, nível 1, custo 150)
Uma quantidade espantosa de jogos de tabuleiro e computador existe em toda a galáxia, dos veneráveis jogos de tabuleiro aos de computador para um único jogador, disponíveis em datapads ou até mesmo em comunicadores. Apenas jogos de estratégia físicos têm volume; os de computador não têm volume, porém no geral consomem 1 carga por hora de jogo.
Se dois a seis personagens gastarem uma hora jogando juntos, cada um realiza um teste de Inteligência, com o maior resultado determinando o vencedor (desempate com um novo teste). A próxima vez que o vencedor realizar uma ação de prestar auxílio para outro dos participantes do jogo, a CD do teste de prestar auxílio é diminuída em 1. Um único jogo de estratégia básico pode proporcionar este benefício apenas uma vez por semana.
Armory, págia 108.
Jogo de Estratégia em Star Wars
  • Assassinato no Senado: Esta cena não aconteceu exatamente como eu previra, porque tive que acelerar seu desenrolar (tinha pedido vinte minutos a mais de jogo e já passávamos dos trinta). Então a luta que resultou na morte do senador foi puramente descritiva, confusa e atropelada, mas no final deu um ótimo tom de reviravolta e mistério para a história –além de ter deixado em suspenso ideias que seriam retomadas mais tarde com importância renovada (como a aparição das tais esferas de escuridão). É sempre um grande desafio, mas extremamente recompensador terminar as coisas como uma novela da Globo. Ô-iô-iô!
Próxima sessão

Os jogos costumam acontecer em noites aleatórias, sendo mais frequentes às de segunda e quinta.

Seria um prazer ter você conosco por lá, no Twitch. Não se esqueça de mandar um oi no chat, caso se sinta à vontade.

Ps. Se você chegou até aqui, por favor considere visitar a página de apoio e tornar-se, você próprio, um(a) apoiador(a) do projeto!

Publicado por jpixito

Pesqueirense. Historiador. Aikidoca. Velha dos gatos. Joga joguinhos e rola dadinhos.

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora